COMO “SE VENDER” NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO?

– Nem sempre identificamos qualidades pessoais como um diferencial;

– Peça para 3 pessoas próximas detalhar qualidades que atribuem a você.

Você considera importante olhar para qualidades e atitudes que demonstra fora do ambiente de trabalho? Esse exercício pode ampliar seu repertório durante uma dinâmica ou entrevista de emprego.

Você pode negligenciar características pessoais importantes e até estar pouco consciente dos diferenciais que possui em relação a outros candidatos.

Nós explicamos o porquê dessa afirmação: primeiramente suas experiências de trabalho nem sempre evidenciam todas as competências que possui. Por exemplo, quando questionado sobre como se comporta em equipe sua resposta pode ser pouco convincente, quando não teve “grandes” experiências de trabalho em equipe. Por outro lado, fora do trabalho, você construiu com amigos uma banda, ou um grupo de leitura, ou de corrida, que se mantém coeso há um longo tempo. E esquece que isso pode ser uma evidência de trabalho bem sucedido em equipe!

Além disso, muitas vezes focamos nos defeitos e esquecemos nossas qualidades. Ouvir de um amigo que você é aquela pessoa que “segura a barra” quando alguém não está bem, ou que é o responsável pela iniciativa de organizar uma viagem com os amigos, ou ainda, que tem bom humor e isso faz as pessoas gostarem da sua companhia. Enfim, os exemplos são diversos, o importante nesse exercício é que pessoas próximas podem trazer uma perspectiva diferente da que possui sobre si mesmo e ampliar as crenças sobre suas competências sócioemocionais. Justamente aquelas competências necessárias em um cargo desejado.

Quanto mais consciente de suas qualidades mais seguro você estará em um processo seletivo, e possivelmente mais assertivas serão suas respostas. Pense nisso!

Voltar