6 Dicas de Saúde Mental para o Trabalhador Remoto

Todos os modos de trabalho tem seus prós e contras. O Trabalho Remoto (também chamado de Home Office ou Teletrabalho) traz muitos benefícios, mas também exige uma adaptação do profissional para que não lhe traga malefícios.

A Buffer entrevistou mais de 2400 trabalhadores remoto. Um dos resultados da pesquisa diz respeito as principais dificuldades encontradas por eles, as principais foram: se desligar do trabalho; solidão/isolamento; comunicação e colaboração; e distratores em casa.

Pensando nisso, a Optio reuniu algumas dicas de como manter boa saúde mental e qualidade de vida nesse modo de trabalho.

→ Estabelecer limites entre a vida profissional e pessoal. É importante não estar disponível o tempo todo. Seus clientes e colegas de trabalho vão rapidamente aprender a respeitar seu horário livre se você se respeitar primeiro;

→ Estabelecer um período de Deep Work e Restringir distrações: Colocar horários específicos para o uso o uso das redes sociais e para checar o email (não ficar checando a cada 15 min); horário para leituras e questões aleatórias. Interrupções vão acabar com sua produtividade e então você terá que trabalhar mais tempo para entregar bons resultados;

→ Manter o contato com pessoas significativas: digital ou presencial, faça um espaço para conversas de qualidade. Seja semanal, quinzenal ou mensal, reserve esse espaço na sua agenda;

→ Manter contato com as pessoas em geral: sair de casa todos os dias, nem que seja para ir no mercado ou academia. Não se isole, saia da bolha regularmente!

→ Manter contato com a natureza: já foi comprovado o impacto de uma breve caminhada em meio a natureza na diminuição do estresse e aumento do foco. Ainda mais quando você trabalha com tecnologia, a natureza ajuda a desacelerar o pensamento e regular o humor;

→ Priorizar suas tarefas: escolher uma ou duas tarefas que serão sua prioridade para aquele dia e fazê-las primeiro. Desse modo, você não vai se sentir soterrado pela lista de afezeres sem fim e mais tranquilo para parar seu dia de trabalho sem culpa.

Se você já trabalha ou pretende trabalhar remoto, vale a pena pesquisar esses termos: 80/20, Deep Work e Técnica de Pomodoro.

A Optio oferece assistência para verificar a viabilidade de você iniciar uma Carreira Remota. Fale com a gente!

Psicóloga Jacksiani Erat Sleiter CRP 12/16271

Voltar