Procrastinação

Esta frase é a frase “do momento” quando o assunto é resolução de problemas. Na minha prática diária como Psicoterapeuta ouço frequentemente queixas sobre PROCRASTINAÇÃO.
Nós podemos fazer um rápida reflexão sobre como somos invadidos diariamente, e na maior parte do tempo, por informações que competem pela nossa atenção. Redes sociais, propagandas em sites e apps, outdoors, planfletagem… A lista é longa e não se esgota com facilidade. Somos capturados e seduzidos por informações que prejudicam nosso trabalho e prolongam o tempo de realização de tarefas. Isso é um fenômeno de ordem social, política e cultural que perpassa as queixas diárias que escuto sobre PROCRASTINAÇÃO.
Mas, pensando sobre variáveis de ordem psicológicas, percebo que na maioria dos casos essa queixa vem acompanhada por um IDEAL DE PERFEIÇÃO que atravessa a execução de nossos planos. Nestes casos, é como se a pessoa estivesse fazendo uma escolha involuntária (ou não) entre:

– Executar um projeto ou tarefa importante.
OU
– Analisar e descobrir o modo mais perfeito o possível de realizar esta tarefa.

Muitas vezes a segunda escolha é privilegiada, e o resultado, você já deve estar imaginando, é não realizar aquilo a que se propõe. Nada é feito.
A partir disso proponho a você uma reflexão provocativa: Que ideal de perfeição é esse que elegeu a si mesmo? Quando este ideal é posto em prática por você, e quando ele elimina suas chances de sucesso?
De qualquer modo é importante estar consciente do que você está escolhendo ao optar pelo FEITO ou pelo PERFEITO. Pois apesar de toda crítica aqui presente, você pode sim se beneficiar de fazer coisas em sua vida de modo mais lento e “perfeccionista”, mas essa não é uma prática que beneficia todas as suas ações na vida.
Busque se conhecer, perceba pelo que está optando e se isso se alinha com os SONHOS que você quer realizar!

A OPTIO também oferece o serviço de psicoterapia, mais informações entre em contato!

#autoconhecimento
#procrastinacao
#psicologia
#orientacaoprofissional
#orientacaovocacional
#planejamentodecarreira
#psicoterapiaonline
#psicoterapia
#psicoterapiaonline
#atendimentoonline
#feitoemelhorqueperfeito
#metas
#realização

Voltar